"Enquanto professora
regente da turma, elegi três propostas de
trabalho que “conversariam” entre si. Por essa razão, foi fundamental uma certa constância e por isso, foi
estipulado uma aula semana sobre cada tema, que de forma interdisciplinar seria
assimilado pelas crianças." Profa. Roberta Aires Miranda - Turma C
1. Hora
do Brinquedo
No projeto “Hora do brinquedo” o objetivo sempre
foi tornar o convívio escolar mais prazeroso, rico e organizado. Para uma
criança, em especial as que estudam em escolas de tempo integral, é de suma
importância o brincar juntos. Eles com eles e eles com sua professora. O tempo
para brincar tem que ser entendido enquanto forma de propiciar uma melhoria do desenvolvimento e aprendizagem. Por isso,
é fundamental conhecer o significado do brincar, conceituando os principais
termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também
fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo
mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações
sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
Metodologia:
- Foi escolhida a última aula de quarta-feira, onde todos trazem de casa um brinquedo e trocam entre si. A professora também tem seu acervo pessoal e todos tem a liberdade de brincar com aquilo que melhor o aprouver.
2. Autores
Já o projeto “Autores” nasceu
da vontade de
mostrar aos alunos e as demais pessoas interessadas da comunidade
escolar, a
extensa variedade de livros que existem em nossa cultura. O intuito está
na
formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos
tipos de
textos. Acredita-se que se aprende a ser leitor lendo, construindo
opinião e
gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o
na vida
e na construção de conhecimento do mundo. Pretende-se com a realização
deste
projeto que os alunos desenvolvam comportamento de leitores e
consequentemente
de escritores, ampliando o repertório de obras, construindo sua
autonomia,
expressando sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura. O
projeto atenderá os alunos da turma C, e o autor escolhido será
selecionado
de acordo com o trabalho previamente realizado pela professora regente.
No
primeiro trimestre será trabalhada a
obra de Maurício de Sousa, Monteiro Lobato, Ziraldo e Ruth Rocha. No
decorrer do desenvolvimento
do projeto serão acrescentados outros
nomes de acordo com o interesse dos envolvidos.
Metodologia:
- Trabalho de exploração dos conhecimentos prévios em sala de aula;
- Para cada autor os alunos farão uma ou mais visitas à biblioteca. Nesse momento, serão incentivados a explorar ao máximo as obras disponíveis e também será feito empréstimo dessas obras, para posterior apresentação em sala de aula do livro lido.
- No ambiente informatizado, os alunos realizarão pesquisas nos sites dos autores trabalhados e atividades relacionadas ao tema.
3. Educação
Financeira
A relevância desse projeto enquanto
construção da cidadania terá como meta fazer com que todos os alunos percebam e
estabeleçam relações de compra e venda no seu dia a dia visando à economia
doméstica, tendo como eixo norteador a vivência em valores humanos levando o
aluno a perceber e efetivar a mudança de comportamento, paradigma e
transformação da sua realidade política e social. Perceberão as semelhanças e
diferenças sociais e econômicas que existem na sociedade, a importância do
planejamento econômico familiar, do consumo consciente e dos direitos e deveres
do consumidor.
Metodologia
- Trabalho de exploração dos conhecimentos prévios em sala de aula;
- Simulação de compras, usando como fonte, encartes publicitários onde explicitarão situações problemas, envolvendo as quatro operações;
- Realizar em sala de aula, um supermercado com embalagens; onde o exercício de compra e venda será prático;
- Conhecer jogos pedagógicos com enfoque ao sistema monetário brasileiro (Monopólio/ Jogo da mesada)
PROJETO CAMPANHA de Livros e Gibis para Biblioteca Nalva Lima Maciel
Objetivo:
Aquisição de livros para a primeira fase da alfabetização e gibis para promover empréstimos e assim, proporcionar o prazer pela leitura, desenvolvimento e melhoria dos conhecimentos das crianças e toda comunidade escolar da Escola Mul. Georgeta Rivalino Duarte.
Justificativa:Já é uma tradição da escola, um projeto chamado “Ler para poder crescer”e consequentemente, fez nascer a necessidade de ações que contribuíssem,e por essa razão, foi criado o Projeto Autores, com o intuito de que crianças tivessem a oportunidade de ampliar e desenvolver melhor o apreço e ritmo de leitura, mas por ser a sala de leitura um ambiente com poucas ofertas a esse público, surgiu a demanda de aumentar o acervo de livros e criar um acervo de gibis.
Ações:
1) Divulgação da Campanha para arrecadação de gibis novos ou usados via redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagran e Twitter) -> junho até outubro/ 2016
2) Campanha de arrecadação na escola: doe um gibi e ganhe um geladinho -> Agosto até outubro/ 2016
3) Culminância com a Parada da leitura, onde toda Comunidade Escolar interromperá suas atividades por no mínimo 2 horas, e apreciará, coletivamente, as novas aquisições da biblioteca -> Segunda quinzena de outubro em comemoração à semana da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário