PROJETOS

"Enquanto professora regente da turma,  elegi três propostas de trabalho que “conversariam” entre si. Por essa razão, foi fundamental  uma certa constância e por isso, foi estipulado uma aula semana sobre cada tema, que de forma interdisciplinar seria assimilado pelas crianças." Profa. Roberta Aires Miranda - Turma C
 1. Hora do Brinquedo
            No projeto “Hora do brinquedo” o objetivo sempre foi tornar o convívio escolar mais prazeroso, rico e organizado. Para uma criança, em especial as que estudam em escolas de tempo integral, é de suma importância o brincar juntos. Eles com eles e eles com sua professora. O tempo para brincar tem que ser entendido enquanto forma de propiciar uma melhoria do desenvolvimento e aprendizagem. Por isso, é fundamental conhecer o significado do brincar, conceituando os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
Metodologia:
  •  Foi escolhida a última aula de quarta-feira, onde todos trazem de casa um brinquedo e trocam entre si. A professora também tem seu acervo pessoal e todos tem a liberdade de  brincar com aquilo que melhor o aprouver.

2. Autores

             Já o projeto “Autores”  nasceu da vontade de mostrar aos alunos e as demais pessoas interessadas da comunidade escolar, a extensa variedade de livros que existem em nossa cultura. O intuito está na formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de textos. Acredita-se que se aprende a ser leitor lendo, construindo opinião e gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o na vida e na construção de conhecimento do mundo. Pretende-se com a realização deste projeto que os alunos desenvolvam comportamento de leitores e consequentemente de escritores, ampliando o repertório de obras, construindo sua autonomia, expressando sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura. O projeto atenderá  os alunos da  turma C, e o autor escolhido será selecionado de acordo com o trabalho previamente realizado pela professora regente. No primeiro trimestre  será trabalhada a obra de Maurício de Sousa, Monteiro Lobato, Ziraldo  e Ruth Rocha. No decorrer do desenvolvimento do projeto serão  acrescentados outros nomes de acordo com o interesse dos envolvidos.
 Metodologia:  
  • Trabalho de exploração dos conhecimentos prévios em sala de aula;
  • Para cada autor os alunos farão uma ou mais visitas à biblioteca. Nesse momento, serão incentivados a explorar ao máximo as obras disponíveis e também será feito empréstimo dessas obras, para posterior apresentação em sala de aula do livro lido.
  • No ambiente informatizado, os alunos realizarão pesquisas nos sites dos autores trabalhados e atividades relacionadas ao tema.

3. Educação Financeira
 A relevância desse projeto enquanto construção da cidadania terá como meta fazer com que todos os alunos percebam e estabeleçam relações de compra e venda no seu dia a dia visando à economia doméstica, tendo como eixo norteador a vivência em valores humanos levando o aluno a perceber e efetivar a mudança de comportamento, paradigma e transformação da sua realidade política e social. Perceberão as semelhanças e diferenças sociais e econômicas que existem na sociedade, a importância do planejamento econômico familiar, do consumo consciente e dos direitos e deveres do consumidor.
 Metodologia
  • Trabalho de exploração dos conhecimentos prévios em sala de aula;
  • Simulação de compras, usando como fonte, encartes publicitários onde explicitarão situações problemas, envolvendo as quatro operações;
  • Realizar em sala de aula, um supermercado com embalagens; onde o exercício de compra e venda será prático;
  • Conhecer jogos pedagógicos com enfoque ao sistema monetário brasileiro (Monopólio/ Jogo da mesada)
..........................................................................................................

  PROJETO CAMPANHA de Livros e Gibis  para Biblioteca Nalva Lima Maciel


Objetivo
Aquisição de livros para a primeira fase da alfabetização e gibis para promover empréstimos e assim, proporcionar o prazer pela leitura, desenvolvimento e melhoria dos conhecimentos das crianças e toda comunidade escolar da Escola Mul. Georgeta Rivalino Duarte.
Justificativa:
Já é uma tradição da escola, um projeto chamado “Ler para poder crescer”e consequentemente, fez nascer a necessidade de ações que contribuíssem,e por essa razão, foi criado o Projeto Autores, com o intuito de que crianças tivessem a oportunidade de ampliar e desenvolver melhor o apreço e ritmo de leitura, mas por ser a sala de leitura um ambiente com poucas ofertas a esse público, surgiu a demanda de aumentar o acervo de livros e criar um acervo de gibis.
Ações:
1) Divulgação da Campanha para arrecadação de gibis novos ou usados via redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagran e Twitter) ->  junho até outubro/ 2016
2) Campanha de arrecadação na escola: doe um gibi e ganhe um geladinho -> Agosto até outubro/ 2016
3) Culminância com a Parada da leitura, onde toda Comunidade Escolar interromperá suas atividades por no mínimo 2 horas, e apreciará, coletivamente, as novas aquisições da biblioteca ->   Segunda quinzena de outubro em comemoração à semana da criança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário