
A escola é um local de
conhecimento, mediadora dos conhecimentos teóricos e da prática, e a cultura é
uma forma dela. Nas escolas são trabalhadas muitas vivências, a fim de
proporcionar ao aluno um repertório para a vida. O conhecimento é mais
que a lição passada em sala de aula, ele também é composto pelas experiências
fora dos portões da escola.
Ao visitar algum museu, um
parque ou outro local, o aluno adquire a prática social, muito importante como
formadora de opiniões consistentes, reflexivas e problematizadoras. Ensinar não
é apenas transmitir conhecimento, mas, é permitir ao aluno momentos de
reelaboração do saber dividido, permitindo o seu acesso a esses saberes e
contribuindo para a sua atuação como ser criativo no processo
histórico-cultural da sociedade. Ao visitar o Parque Mutirama, a Vila Ambiental e o Parque Agropecuário de Goiânia foi possível
vivenciar a importância de seguir as regras de respeito, atenção e cuidado um
com o outro e como podemos nos divertir e aprender em sociedade. Conceitos básicos da matemática, conteúdos de história, biologia, geografia, e desenvolvimento da psicomotricidade são explorados de forma lúdica e prazerosa.
Na prática, aprendemos muito
mais que na teoria sobre educação ambiental, valorização da convivência em harmonia, respeito ao ser humano, à fauna e à flora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário